Um dos bairros mais queridos dos moradores da baixada Santista e talvez o mais querido dos moradores de Santos. O Bairro do Gonzaga tem este nome devido a existência de um Bar, de mesmo nome, em frente à praia. Este bar era bastante conhecido pelos moradores da região, pois se tornou referência para os passageiros das linhas de bonde que ligavam a avenida da praia ao centro.
O Gonzaga passa a ser ponto turístico pelo alto movimento de pessoas e que atraíram comerciantes e moradores ao local. Com a vinda dos shoppings e hotéis a “alta sociedade” santista também passa a ser atraída para o bairro. Hoje vivem no bairro cerca de 25 mil moradores e existem mais de mil pontos comerciais disputando clientes fiéis e turistas nos feriados e temporadas.
Praça da Independência
Até muitos moradores reconhecem alguns detalhes importantes deste ponto turístico que é um dos mais belos da cidade de Santos. A praça abriga o Monumento aos Andradas, este foi inaugurado em 1921 é uma homenagem aos irmãos José Bonifácio, Martim Francisco e Antônio Carlos de Andrada e Silva que foram personalidades importantes para a história da região e do Brasil.
O Monumento, de costas à praia propositalmente, simboliza a emancipação Brasileira de Portugal.
Praça das Bandeiras
A praça das bandeiras, também no bairro do Gonzaga, recebe este nome devido ao hasteamento das bandeiras de todos os estados brasileiros ao redor da Fonte 9 de julho. A praça representa os feitos da cidade de Santos na revolução constitucionalista de 1932.
Como memória importante ao bairro, a praça também abriga o antigo Bondinho da cidade.
Galerias e mais galerias
As galerias fazem parte do charme do bairro do Gonzaga em Santos. Além de abrigar 3 modernos shoppings as galerias são antigas e é onde muitas lojas boas estão instaladas. Elas foram inspiradas em galerias de Paris, no século XIX se tornou uma tendência mundial e particularmente no Gonzaga foi este modelo foi muito bem adotado e é usado até hoje.